top of page

Iniciativas Nacionais

Projetos nacionais

 

   1. Projeto PROADI-SUS HAOC (Hospital Alemão Oswaldo Cruz) digiSUS Gestor – Triênio 2018-2020

 

Este projeto será executado em três grandes eixos interdependentes e simultâneos:

 

  1. Eixo 1: Tem como objetivo central a Disponibilização de uma Plataforma Tecnológica denominada digiSUS Gestor, ferramenta eletrônica para Planejamento, Análise e Monitoramento das ações de saúde.

  2. Eixo 2: Com foco na Gestão de Informações Estratégicas em Saúde, tem como finalidade disseminar um conjunto de informações padronizadas, centralizadas e confiáveis que permitirão aos gestores das três esferas do SUS tomar decisões, orientar as políticas de saúde, monitorar e avaliar ações preventivas e corretivas de problemas detectados e estabelecidos como metas e ações em seus planos e programações anuais.

  3. Eixo 3: Se refere à Avaliação de Conformidades e terá como objetivo avaliar a conformidade das ações realizadas no âmbito do projeto, visando a economicidade dos recursos utilizados, a qualidade dos produtos e o alinhamento entre os objetivos de negócio, definidos pelo Ministério da Saúde, e as soluções de tecnologia da informação que serão implementadas para atendê-los.

 

 

   2. Projeto PROADI-SUS HAOC digiSUS Infoestrutura: Elaboração, Evolução e Governança de Recursos Informacionais para e-Saúde do Brasil – Triênio 2018-2020

 

Este projeto concebe um conjunto de objetivos e atividades agrupados em três eixos de trabalho, descritos resumidamente a seguir:

 

  1. Eixo 1: Desenvolvimento continuado de Modelos de Informação, seus artefatos de conhecimento e terminologias. Nesse eixo, encontram-se as atividades de evolução de modelos de informação já definidos, bem como a construção de novos modelos.

  2. Eixo 2: Desenvolvimento do portal de Resultados do RES para Apoio à Visualização e Governança da Infoestrutura.

  3. Eixo 3: Apoio à implementação da Infoestrutura em Prontuários Eletrônicos do Paciente. Este eixo contém atividades de suporte ao uso apropriado da Infoestrutura pelos diversos sistemas de PEP existentes, de modo a reduzir riscos e racionalizar o desenvolvimento de adaptações de software impostas pela Infoestrutura do RES nestes produtos de software.

 

 

   3. Projeto PROADI-SUS HAOC digiSUS Plano de Ação: Elaboração do Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de e-Saúde para o Brasil – Triênio 2018-2020

 

Este projeto será executado em três grandes eixos interdependentes e simultâneos:

 

  1. Eixo 1: Tem como objetivo central o apoio técnico ao Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS por meio da Coordenação Geral de Governança de Saúde Digital na Elaboração do Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de e-Saúde para o Brasil.

  2. Eixo 2: Tem como objetivo o Estabelecimento e consolidação dos processos e instâncias de gestão do Plano de Ação e do Plano de Avaliação e Monitoramento da e-Saúde para o Brasil.

  3. Eixo 3: Objetiva a Realização de atividades específicas que subsidiam a execução dos processos de Governança e Recursos Organizacionais, identificados, hoje, como essenciais e a serem detalhados durante o desenvolvimento do Plano de Ação.

 

​

   4. Projeto PROADI-SUS HAOC Apropriação, Implementação e Governança de Terminologias Clínicas (SIS Interop) – Triênio 2015-2017

 

O projeto Apropriação, Implementação e Governança de Terminologias Clínicas - Infoestrutura e Implementação de Casos de Negócio para Interoperabilidade em Saúde teve por objetivo “Estruturar, distribuir, implementar e apoiar o processo de governança de Modelos de Informação (especialmente, OpenEHR) e Terminologias de Saúde, no contexto da implantação e construção do modelo de maturidade do Centro Nacional de Terminologias em Saúde – CENTERMS, possibilitando a interoperabilidade entre os sistemas de saúde da comunidade da Restinga / Extremo Sul – Porto Alegre RS”.

​

​

bottom of page